A vistoria do imóvel segundo a Lei do Inquilinato
Voltar para o blog

A vistoria do imóvel segundo a Lei do Inquilinato

A importância da vistoria e como contestá-la:

 

Legislação:

 

É muito importante conhecer os próprios direitos em todos os campos que permeiam a nossa vida, e na hora de alugar um imóvel não é diferente. A Lei Federal nº 8.245/1991, conhecida como Lei do Inquilinato, possui regulamentações de importância tanto para o locatário quanto para o proprietário, pois orientam o mercado de aluguéis residenciais e comerciais em que permeiam os contratos da locação.

 

Vistoria de entrada, a entrega do imóvel:

 

O processo de entrega do imóvel para o novo locatário é um dos processos mais célebres da locação, será o início de uma nova etapa, e para que nada prejudique este momento, é muito importante se atentar nos detalhes da vistoria de entrada da residência.

 

O imóvel deve ser entregue ao locatário em estado habitável, para que o uso da residência seja confortável e seguro. Para resguardar as duas faces da negociação, a imobiliária fornece o laudo de vistoria inicial, que é um documento anexado ao contrato de locação, o qual capta o estado do imóvel antes do novo inquilino entrar, confirmando que o mesmo está recebendo o imóvel naquela determinada condição apontada, e o (a) proprietário (a) por sua vez deverá confirmar que está entregando o imóvel nas mesmas condições do laudo, evitando assim os desentendimentos.

 

Contestações na vistoria:

 

No caso de algum aspecto do imóvel não estar de acordo com a negociação, é muito importante que a desconformidade seja relatada antes do contrato de locação e outros documentos serem assinados, para que haja a possibilidade desses apontamentos serem revistos antes de sua entrada.

 

Se desconformidades no imóvel forem encontradas após a negociação ter sido finalizada, e o imóvel já ter sido ocupado, o inquilino poderá enviar a contestação da vistoria de entrada até 72 horas após a assinatura dos documentos, segundo previsto no contrato da MPX Brokers.

 

Facilidades da MPX:

 

Os laudos de vistoria iniciais confeccionados pela MPX Brokers são disponibilizados em material audiovisual (vídeos com áudio e fotos), para que sejam documentados o máximo de detalhes sobre os itens dentro dos imóveis e suas condições.

Outros posts

  1. Para o proprietário: 4 maiores problemas em alugar um imóvel sem uma imobiliária.

    Para o proprietário: 4 maiores problemas em alugar um imóvel sem uma imobiliária.

    O aluguel de imóveis é uma das melhores formas de obter lucros e retornos dos investimentos do proprietário.Porém essa transação comercial é muito delicada, é necessário garantir os direitos e respons...

  2. Os melhores bairros para morar em Piracicaba

    Os melhores bairros para morar em Piracicaba

    Se você está procurando um novo lar em Piracicaba, essa lista é pra você! Selecionamos os treze melhores bairros de Piracicaba para morar em 2020.Piracicaba hoje reúne hoje as facilidades e serviços q...

  3. O que é seguro incêndio? É obrigatório na locação de imóveis?

    O que é seguro incêndio? É obrigatório na locação de imóveis?

    Seguro incêndio para o inquilino Por que o seguro incêndio? Na hora de alugar seu imóvel, a MPX Brokers se preocupa com a sua segurança e sua paz, por isso buscamos sempre melhorar nossos pr...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.

MPX Brokers

(19) 99638-5869

MPX Brokers

(19) 99638-5869